segunda, 04 de janeiro de 2021
Após um ano atípico e difícil em muitos aspectos, no dia 19/dez aconteceu o acampamento do GE Itatiaia 150/PR para encerrar as atividades de 2020. Claro que, respeitando os protocolos de segurança, foi um evento virtual. Os jovens participaram através do Meet Google e Whatsapp e apenas os que faziam parte do mesmo núcleo familiar ou que já possuíam contato frequente puderem participar juntos, mas isso não tirou a emoção de estar em um acampamento!
A orientação aos jovens foi para participarem como possível: barraca no quintal ou sala ou na falta dela, lençol ou coberta para montar uma barraca em algum canto da casa! As atividades começaram no sábado as 15h com IBOA, montagem do “acampamento” e inspeção do chefe responsável. A janta foi responsabilidade dos jovens e mesmo os lobinhos colocaram a mão na massa. Um dos cardápios sugeridos foi macarrão com molho vermelho e vina (também chamado de salsicha), mas quem disse que se contentaram com isso? Uma das turmas fez um macarrão a bolonhesa caprichado!
As atividades foram planejadas para serem realizadas virtualmente, mas podendo ser realizadas com jovens atuando juntos, como Jogo do Kim, orientação (pontos cardeais), pega-lenço... E a noite, claro que não poderia faltar, o Fogo de Conselho! E foi seguindo, dentro do possível, a cartilha: abertura, oração, mensagem do chefe, esquetes, palmas... Na hora da canção da despedida, os jovens que estavam juntos entrelaçaram as mãos, mas não fecharam o círculo, afinal o círculo completo deveria se fechar virtualmente.
Um detalhe pequeno, mas que passa a mensagem para os jovens que, mesmo separados virtualmente, o grupo permanece unido. No domingo, atividades começaram as 8h30 com alongamento para afugentar o sono e a preguiça e após algumas atividades, os jovens foram levantar acampamento e arrumar a casa. Todos ajudando um pouco, seja varrendo, passando aspirador, pano na mesa e móveis ou retirando lixo tentando seguir a máxima de que o escoteiro deixa o lugar melhor do que quando chegou! Passar aspirador no final de um acampamento? Pois é, novos tempos exigem novas atitudes. Se uma das opções para acampar é dentro de casa, os pais devem perceber que deixar os jovens acampar dentro de casa não vai se tornar um transtorno depois! Melhor Possível e Sempre Alerta!