segunda, 07 de dezembro de 2020
O Grupo Escoteiro Pingo Dágua 126/PR da cidade de Pinhais participou do Hackathon Projetos Sociais 2020, uma maratona imersiva, composta por treinamentos, mentorias e uma dinâmica de desafios que resultou num modelo de projeto social real, baseado nas melhores práticas de gestão de projetos.
Idealizado pelo PMI-PR para Instituições do 3º Setor que possuem ideias e projetos relevantes para a comunidade, e necessitam desenvolver suas habilidades e conhecimentos sobre gerenciamento de projetos a fim de aumentarem o impacto social. O GEPA 126/PR – de Pinhais, se destacou recebendo a grata surpresa de atingir a primeira colocação entre 23 instituições participantes, estas ações relevantes na sociedade, valorizando ainda mais este resultado.
O voluntariado do Grupo Escoteiro Pingo D’água 126/PR adquiriu mais experiência, com destaque na utilização da Ferramenta PM Canvas, para elaboração de projetos. Utilizando das mídias sociais, foi possível obter uma equipe de apoio formada por pais e jovens membros do GEPA 126/PR, que em conjunto, com as três pessoas que representavam o grupo na plataforma de interação com os organizadores e mentores do Hackathon 2020; assistiram os talks temáticos, ingressaram nos 3 dias de imersão ao aprendizado, participaram das tarefas com opiniões, críticas e sugestões, sem a qual o GEPA 126/PR teria alcançado um resultado diferente.
Além do aprendizado da ferramenta e técnicas de gestão de projetos, o grupo também adquiriu mais experiência no trabalho em plataformas digitais e a interação de equipes multidisciplinares e da realização de tarefas fracionadas entre diferentes atores e horários, dando maior velocidade e maior riqueza para um projeto. Isto foi percebido no grupo Flor de Lis do GEPA, com a grata e surpreendente participação de muitos, onde as informações eram trocadas, as decisões eram votadas a cada passo, conforme se avançam as fases do projeto; resultando num projeto final de uma riqueza fantástica.
A Diretoria do GEPA 126/PR vem agradecer aos integrantes das famílias escoteiras. Pitch Apresentação do Projeto você confere aqui