quinta, 17 de setembro de 2020
Nada é fácil nessa caminhada, sempre encontramos desafios pela frente, e temos que enfrentá-los para conseguirmos conquistar nossos objetivos, e isso nos fortalece para desafios maiores.
Desafio maior é quando se está em um país que não é o da sua origem, com idioma e cultura diferentes, e mesmo assim conseguir manter a lembrança de suas origens vivas, preservar seus costumes, cultura e misturá-los a cultura e costumes do país em que vivemos.
Pensando nisso, no ano de 2005, alguns voluntários Líbano Brasileiros, fundaram o Grupo Escoteiro Líbano Brasileiro -174/Pr , na cidade de Foz do Iguaçu, objetivando manter a sua cultura e promover a paz, justiça e cidadania entre os jovens, aproximando-os de outros jovens, para que haja a integração de culturas e costumes, e a propagação do escotismo.
Um desafio, que foi vencido, embora houvesse grandes dificuldades, que não desanimaram os voluntários, Chefes, que mesmo não dominando a língua brasileira, conseguiram concluir os cursos de formação e assim poderem levar mais conhecimento aos seus jovens.
Como em qualquer dificuldade, ter amigos por perto é sempre fortalecedor, para nos dar apoio e nos manter no objetivo, e foi assim, que o Grupo Escoteiro Cataratas, nos abraçou e esteve sempre presente para que o desafio fosse vencido.
Mas, sempre temos mais e mais desafios pela frente, e continuamos sempre olhando para o nosso objetivo e buscando sempre aprimorar as técnicas e para manter a chama viva em nossos jovens.
Por aqui já passaram mais de 400 escoteiros e escoteiras, sendo mais de 200 deles em um só ano, com a certeza de que se tornaram jovens melhores através dos ensinamentos que receberam e bons cidadãos para o futuro.
Hoje já é possível perceber que o que plantamos no início do desafio, já está nos dando frutos, conseguimos manter a cultura e os bons costumes nos jovens que por aqui passam , fazendo crescer neles o senso do dever para com a Nação e a família, com a fraternidade e o companheirismo.
Ainda há muito caminho a trilhar, dentro do escotismo, certos de que estaremos sempre fazendo o nosso melhor possível para servir e levar o escotismo cada vez mais adiante.
Chefe Mohamad Akram Hijazi, compartilha um pouco de sua experiência no escotismo:
“O escotismo é servir voluntariamente sem receber algo em troca...
O escotismo é puro amor entre o Adulto e o jovem...
O escotismo é uma Família que você faz fora de casa formada por Chefes e
jovens...
Entrei moleque com 9 anos de idade e hoje com 24 anos, com muito orgulho ainda continuo no escotismo, mais da metade da minha vida.. São 15 anos de um Grupo cheio de histórias brilhantes para serem contadas... Chefes que não podemos esquecer, uns que continuam até hoje, outros que saíram mais seguem mantendo contato e outros que partiram dessa vida.”.
SAPS!!!