domingo, 13 de setembro de 2020
Foram 3 dias de muitos aprendizados e novas experiências que reuniram 9.000 crianças, jovens e adultos do movimento escoteiro de todo o Brasil. A região do Paraná não poderia ficar de fora dessa atividade histórica e garantiu um dos maiores contingentes do Jamboree, com mais de 800 participantes.
As lobinhas e lobinhos tiveram a oportunidade de conhecer, ainda que virtualmente, alguns dos principais biomas brasileiros. Uma grande viagem de balão para explorar os aspectos naturais, culturais, e, claro, para conhecer irmãos escoteiros de todo o país. Pinturas rupestres, xilogravura, cavernas do cerrado foram algumas das atividades realizadas. Jovens do ramo escoteiro, sênior e pioneiro experienciaram seu programa educativo, com o uso de diversas ferramentas tecnológicas, realizando atividades de integração, diálogo entre os povos, fazendo novas amizades e desenvolvendo ações que vão contribuir para a construção de um mundo melhor.
Essa aventura foi possível com o apoio de vários escotistas acompanhantes de patrulhas e adultos que trabalharam na equipe de serviço. Um agradecimento especial a todos que contribuem para garantir que o escotismo brasileiro continue se desenvolvendo. Verdade que não teve fila para o banheiro, nem os temperinhos especiais da comida de acampamento, nem mesmo os “achados e perdidos” tradicionais de todo acampamento. Mas o que não faltou foi o espírito escoteiro, Baden Powell na abertura, muita música com o Alok e claro, nosso querido e único mascote, o “Bot”. Parabéns aos Escoteiros do Brasil pela construção de mais um grande encontro da fraternidade brasileira do escotismo.