quinta, 20 de agosto de 2020
Quando numa conversa, há 15 anos, o ideal do movimento escoteiro se torna a melhor alternativa para os jovens, seja no desenvolvimento, no progresso, na evolução pessoal e na participação como cidadão responsável inserido na comunidade.
Havia o desejo de promover um ambiente de convivência saudável, aprendizado e laços afetivos dos jovens. Qual alternativa? Só mesmo o Movimento escoteiro é que poderia proporcionar tudo isso, agregando toda uma comunidade e assim se dá início ao Grupo Escoteiro Vicentino de Toledo 173/PR.
O grupo escoteiro já desponta demonstrando o quão importante é o apoio de outro grupo já formado, sendo sempre apoio para o início de uma nova UEL. E com tanta atividade e cada vez chegando mais jovens, sempre vem a pergunta: - Onde? E o Colégio Incomar foi prontamente escolhido, mais ainda, dedicado para receber os jovens e fazer parte de uma mudança significativa para a comunidade jovem de Toledo PR e assim se sagra o ponto de referência do jovem e da família escoteira que estreia.
“Hoje já encontramos jovens inseridos na sociedade, formados no Grupo Escoteiro, que criaram vínculos afetivos saudáveis, que era a preocupação inicial na formação do GE Vicentino de Toledo”, reflete a mestre e fundadora, Cirlei Rossi dos Santos.
O movimento escoteiro não tem idade, agrada tanto jovens como os adultos, que se prontificam a fazer parte do escotismo. E a história se repete, quando os pais buscam um método educativo, para auxiliar na formação do jovem e quando menos esperam, ambos estão juntos, cada um na sua modalidade, pais que iam apenas levar os filhos para realizar atividades, passam a ser voluntários, se preparam, estudam, mantém um ciclo quase que vicioso de capacitação e se tornam chefes, de repente estão desenvolvendo as atividades que inicialmente o fizeram brilhar os olhos. Mais uma vez o intuito de cada voluntário, de cada familiar é um único propósito, se podemos simplificar, como o Chefe Airton André Maurina (Chefe Chapolin) diz: “Formar cidadãos melhores para a sociedade”.
Mas sempre a tempo para as transições, mudanças e independências são sempre bem-vindas, o constante movimento, os escoteiros começaram a ser vistos e lembrados, tamanho impacto causam no ambiente onde estão inseridos, com sede própria, passam a desenvolver cada vez mais ações que deixam marcas registradas na comunidade que se beneficia integralmente
Um dos pontos que o próprio movimento tem como premissa é a união e todo o GE Vicentino de Toledo se orgulha e se sentem honrados em firmar sempre este alicerce, conforme discorre o Chefe Marcelo Augusto Hickmann: “ O nosso grupo escoteiro sempre foi muito unido, entre chefia e jovens, que acaba sendo o diferencial do nosso grupo escoteiro, pela parceria que temos entre os chefes; pela sinceridade e abertura de podermos falar em busca de um ambiente melhor, então os jovens acabam se desenvolvendo muito na questão do empoderamento juvenil”. Destaca ainda a ampla participação dos jovens no âmbito local, regional, nacional na aplicação do método escoteiro desenvolvendo jovens lideranças, sendo exemplo a ser seguido.
Quando os adultos são participativos, se envolvem e se tornam representativos ocupando vários cargos que vão além do grupo escoteiro, se tornam exemplo, e uma das frases mais positivas e que corroboram a essa atitude , é que “Nenhum ensinamento, se compara ao exemplo!”-BP, mas ainda além, a responsabilidade com o jovem de demonstrar as escolhas que moraliza.
Tão gratificante, saber o quanto um lobinho, se sente integrado, feliz e tão jovem já percebe a sua contribuição em ser um cidadão melhor e estar convicto de que suas ações farão a diferença, percebendo que o movimento escoteiro lhe proporciona isto. A amizade sincera contribui para esse sentimento agradável, unidos por um mesmo ideal, toda uma geração caminha juntos, lado a lado, se beneficiando dos métodos educativos que trazem alegria e muita aventura por essa trilha. O Lobinho Pedro Alves Nakamura reflete isso em suas palavras: “Eu participo do GE Vicentino a muito tempo, eu gosto dos chefes, fiz vários amigos e vou ser um cidadão bem melhor”.
“Pedro que despertou o interesse e nos levou para o escoteiro e hoje participamos como pais voluntários no Clube Flor de Lis auxiliando o grupo em ações na arrecadação de fundos para manutenção da sede e do grupo. Vimos de forma bastante positiva no desenvolvimento do Pedro e nosso também”, relata Dulce Alves Nakamura, mãe do Lobinho.
“O Grupo Escoteiro Vicentino de Toledo tem uma egrégora diferente, pois os cargos são extremamente horizontais, somos todos iguais, tentamos trabalhar com o escotismo na sua essência. A grande característica do nosso grupo escoteiro é ser um grupo menor, familiar, por opção. Acima de tudo, somos irmãos escoteiros. Nossas ações causam muito impacto na comunidade e esta retribui ao nosso grupo sentindo-se orgulhosa em nos ter atuantes na comunidade!” , destaca o presidente Chefe Renato Tratch, que nos conta ainda, em primeira mão, que serão agraciados pela comunidade, tamanha a positividade com que são vistos e benquistos em Toledo-PR, o Parque das Araucárias, que permanecem sob os cuidados do GE Vicentino de Toledo, passará a chamar-se Parque dos Escoteiros, ainda em trâmites legais junto a prefeitura.
E é com esta atmosfera de positividade, de voluntários, chefes, pais, jovens engajados de fato, atuante e presentes, que comemoramos os 15 anos de Grupo Escoteiro Vicentino de Toledo 173/PR. Que todas as ações do grupo, ecoem por diversos anos e sigam defendendo o escotismo, especialmente em toda a proposta de origem, que é a atenção e entusiasmo para com os jovens, consagrando com afeto, amizade e muito trabalho, a ascensão de todos envolvidos.