terça, 04 de agosto de 2020
Há milênios as águas exercem fascínio sobre os seres humanos. Tantos fatos históricos tem como cenário as águas, que atravessam séculos e gerações descendem e herdam o gosto pela natureza que sempre encanta muito mais, tendo ela como personagem ilustre, a água!
Não tem como ser diferente com os nossos jovens seniores que se lançaram naquilo que todos deveriam experimentar um dia (08/02/2020) na famosa trilha do Salto São Francisco.
O Salto São Francisco está localizado em plena Serra da Boa Esperança, na tríplice fronteira entre as cidades de Guarapuava, Turvo e Prudentópolis. Com 196 metros de queda livre, é uma das maiores cachoeiras da região sul do Brasil e fica no Parque Municipal São Francisco da Esperança, que tem ainda dois saltos que podem ser vistos a partir de uma trilha simples, que percorre a superfície do vale e a margem do rio.
Mas é claro que os Seniores e Guias não foram até lá para ver a parte linda, porém simples e fácil.
O desafio foi chegar na base, no fundo do poço e encontrar o ouro no potinho no fim do arco-íris, e sabiam que encontrariam muitas pedras pelo caminho.
Numa caminhada por uma trilha íngreme, os jovens percorreram o trajeto com duas horas na descida e três horas na subida. Há quem diga: - Fiz em uma hora e meia! Mas esse definitivamente não era o objetivo dos Seniores e Guias aventureiros, a pressa não faz parte de quem quer estar inserido na natureza exuberante com os amigos.
Passo firme e cadenciado, tanto a descida quanto a subida tinham muito mais a oferecer que apenas passos largos. A cada etapa da trilha um mirante para surpreender e fazer os registros devidos. Quem não quer um belo registro tendo com o painel ao fundo, simplesmente o bioma tropical mais rico, a mata atlântica ao fundo? Os seniores e guias fizeram, vários!
E finalmente a base, depois de descer 4km de trilha, o encontro com a água gelada, mas reconfortante, prêmio merecido pelo esforço e persistência. Isso reflete o que é ser Sênior e Guia, a alegria e jovialidade, a ousadia de desafiar os obstáculos, de não temer as dificuldades do percurso, de superar e alcançar o ápice da cobiçada adrenalina que move, acelera o coração!
Seniores e Guias, um ramo criado e desenvolvido especialmente para tropas valentes e destemidas, para jovens engajados em ser e servir. Seja qual for o cenário, o palco é todo de vocês, nossos jovens como peça principal.
Nesta jornada de desafios, o atual e mais cruel é essa pandemia! Não vamos deixar ela ofuscar toda essa caminhada. Nos manteremos fortes e unidos e logo estaremos todos juntos novamente para mais atividades como esta! E não acaba aí não, temos ainda surpresas que aconteceram neste dia...
Aguardem parte 2!