quinta, 09 de julho de 2020
Prezados irmãos e irmãs de ideal
Estamos vivendo o momento mais desafiador de nossa geração e com a extensão do isolamento social necessário para a defesa da vida, gostaria de agradecer a você escotista e dirigente, em nome de seus jovens, a dedicação, amor e perseverança dignas de um ESCOTEIRO. Baden-Powell se estivesse vivo estaria muito orgulhoso de cada um de vocês, pois mesmo com todas as dificuldades, mantém a chama do escotismo acessa no coração de seus jovens.
Recebemos da Direção Nacional algumas orientações para a prática do escotismo nestes tempos de pandemia, que gostaríamos de compartilhar já com algumas adaptações regionais:
As atividades são flexíveis: As atividades oferecidas pelo programa educativo tem por natureza a flexibilidade e devem ser adaptadas nesse momento de pandemia. Lembramos que os jovens podem e devem sugerir atividades em substituição às aquelas apresentadas nos guias e, em conjunto com os escotistas, devem chegar ao consenso quanto a avaliação da progressão pessoal. Nesse contexto incluem-se as noites de acampamento, jornadas, especialidades e demais atividades previstas na progressão pessoal, que podem e devem ser substituídas por outras experiências, sem que haja prejuízo direto nas conquistas dos jovem.
Distintivos Especiais: A Região Escoteira do Paraná, sempre preocupada com o desenvolvimento pessoal do jovem, continua a disposição para orientar sobre a concessão de Distintivos Especiais (Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro, Escoteiro da Pátria e Insígnia de B-P) dentro da Política Nacional de Programa Educativo (Generalidades - DISTINTIVOS ESPECIAIS - CONCEITO, APROVAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO E CERTIFICAÇÃO). Mais do que nunca, a valorização do aprendizado e do crescimento pessoal devem ser considerados. O momento requer flexibilidade e são admitidas pequenas variações nos prazos e os distintivos devem ser homologados mesmo que os jovens tenham ultrapassado a idade limite no ramo em até 6 meses.
Cerimônias: As cerimônias fazem parte do Movimento Escoteiro, possuem uma orientação geral, contudo consideram as características específicas de cada Unidade Escoteira Local (UEL) e adaptam-se ao contexto no qual o Escotismo se insere e o momento histórico que seus membros vivenciam. Atualmente nos encontramos impossibilitados de nos reunir presencialmente, mas isso não deve ser obstáculo para vivenciarmos de maneira plena tudo que o escotismo tem a oferecer. Momentos como este nos demandam respostas e reforçam as relações de afeto entre as pessoas. Nossa orientação é que as rotinas de passagem de ramo sejam mantidas, de modo que as atividades continuem adequadas e atraentes nas respectivas faixas-etárias. Mais orientações sobre as cerimônias podem ser acessadas no link:CERIMÔNIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Materiais de apoio: Lembramos que o site www.escoteirosonline.org.br oferece uma série de recursos, desde fichas de atividades, cartilhas, atividades semanais e outras orientações úteis para a prática escoteira. As atividades são apenas sugestões e podem ser adaptadas para cada realidade ou situação específica. Recebemos alguns feedbacks de que o volume de atividades no site é alto, por isso esse destaque ao fato de que são sugestões. Quem conhece melhor a sua seção são os Escotistas, que estão realizando o ciclo de programa e tem afinidade com as necessidades e desejos de seus jovens.
O escotismo sobreviveu a duas guerras mundiais e a várias pandemias. Juntos vamos vencer mais esta batalha! Ficamos a disposição para contribuir com o desenvolvimento dos Grupos Escoteiros do Paraná e do Brasil.
Sempre Alerta para Servir!
Irineu Muniz de Resende Neto
Diretor Presidente da UEB/PR