quinta, 02 de julho de 2020
Sabemos que os recursos hídricos estão cada vez mais escassos e que o óleo é um contaminante de águas, por isso, em uma atitude consciente para auxiliar nesta preservação, os Lobinhos da Alcatéia Lobo Bravo, Heitor Conte e João Ricardo Caldas, juntamente com seus pais, lançam o projeto #águasemóleo e contam com a família escoteira e comunidade da cidade de Guarapuava para, juntos, recolherem o óleo vegetal de cozinha usado, evitando que sejam despejados em pias e ralos. Tendo visto que 1 litro de óleo pode contaminar até 20.000 litros de água dos rios, essa ação já contribuiu a largada, para evitar a contaminação de cerca de 1.000.000 de litros de água, sem contar a biodiversidade aquática preservada.
Para isto, contam com a parceria da empresa GRT Óleo Vegetal, que fica responsável por receber e processar este óleo arrecadado, transformando-o em Biodiesel, que além de ser um combustível de fonte renovável, evita a poluição da atmosfera ao evitar o lançamento de enxofre que é usado no processamento do combustível fóssil, o Petróleo. Com 1 litro de óleo vegetal usado, é possível produzir 800ml de Biodíesel, ou seja, 80% deste óleo é reaproveitado. Os demais 20% são destinados a outros processos.
Essa parceria ainda gera uma pequena reversão em valores que serão revertidos para causas sociais em andamento do Grupo Escoteiro Guara Puava. O projeto terá campanha anual e tem tudo a ver com o Escotismo, preservar a natureza é preservar a vida!
ECOponto de Coleta: Panificadora Empório do Pão
R. Sebastião Camargo Ribas, 380 - Bonsucesso
Fonte: Equipe de Comunicação GE Guara Puava 34/PR Foto: Site GRT Òleo Vegetal