quarta, 17 de junho de 2020
Fiz a minha Jornada de travessia, mas por conta do isolamento social ela precisou ser um pouquinho diferente... uma das primeiras jornadas de travessia online :)
A jornada ocorreu dia 17/05/2020, com início às 09h e encerramento às 15h30, totalizado seis horas e meia de um caminhar mental sem pausas.
Confesso que por ter que realizá-la online, minhas expectativas eram bem baixas. Cheguei a pensar que não seria tão especial quanto uma jornada tradicional. Eu e a chefia pensamos muito se realmente compensava fazê-la agora ou se seria melhor esperar até o retorno das atividades presenciais. No final das contas, não poderíamos ter tomado decisão melhor.
Foi tudo feito com carinho e muito bem planejado pelos chefes. Montamos um grupo no whatsapp (chefe Priscila, chefe Fábio e eu) para nos comunicarmos durante o dia. Também conversamos pelo hangouts no começo e final da jornada. Na noite anterior (sábado), a chefia me entregou um mapa da cidade e as cartas que eu só poderia abrir na manhã seguinte e respeitando respectiva ordem.
As atividades foram das mais simples, como tirar azimute e responder questões a respeito de habilidades que adquiri na minha caminhada na tropa, até as mais reflexivas, como fazer um infográfico com alguns dos momentos que mais me marcaram no ramo escoteiro e escrever uma carta para “a Iza de 2030”.
Tive também que colocar minhas habilidades de cozinheira em prática para fazer um bolo de frigideira, anotar a receita e tirar fotos, as quais seriam passadas para a tropa mais para frente. Fiquei emocionada gravando um vídeo de despedida para a minha patrulha. Aproveitei para dar a eles conselhos baseados na minha vida como escoteira e dizer que cada um tem um grande espaço no meu coração.
E, como na maioria das jornadas de travessia o jovem convida um de seus irmãos escoteiros para acompanhá-lo na caminhada, a chefia não deixou esse detalhe passar batido. Contataram alguns amigos meus e pediram para que eles gravassem vídeos contando algum momento que passamos juntos e me incentivando a continuar (os quais foram enviados a mim ao longo do “percurso” e da abertura das cartas).
Chegando ao final desse “caminhar mental”, pude ter certeza de que eu estava mais do que pronta para a minha passagem. E agora, como guia, sei que até os dias mais simples podem resultar em grande aprendizado. Eu não fazia ideia de como tudo ia funcionar, e acredito que tenha sido um grande desafio para os chefes também, afinal, foi preciso inovar bastante para tornar isso possível.
A jornada superou imensamente as minhas expectativas. Agora, me sinto ainda mais parte da Tropa Titan mesmo saindo dela... é uma sensação incrível pensar que eu consegui deixar um “legado” lá dentro e que muito provavelmente tem alguém se espelhando em mim. E claro, fico muito feliz em dizer que fiz uma das primeiras Jornadas de Travessia online, e a primeira dentro do GESD.
SAPS!