quarta, 17 de junho de 2020
Uma das atividades mais empolgantes e esperadas pelos lobos é, sem dúvida, os acantonamentos e atividades com pernoite.
O calendário semestral de atividades da Alcateia Mowgli estava recheado de atividades para propiciar esses momentos inesquecíveis aos pequenos lobos. Contudo, a necessidade de isolamento social em decorrência da pandemia de infecções por convid-19 fez com que os grupos escoteiros do mundo todo tivessem suas atividades prejudicadas.
A alternativa encontrada por muitos grupos, assim como o GEPM - 301/PR, recaiu sobre o uso da tecnologia digital, que permite encontros telepresenciais, sem custo, por meio de diversos aplicativos.
Com o apoio dos pais que disponibilizaram as ferramentas eletrônicas necessárias, a Chefia da Alcateia Mowgli organizou dos dias 13 e 14 de junho de 2020 o I ACANCASA - Acantonamento de Seção EM CASA.
A Alcateia Mowgli do Grupo Escoteiro Pedro Macedo - 301/PR acantonou nesse final de semana, onde cada lobo em sua casa, participou das atividades virtualmente.
A programação incluiu a montagem dos abrigos pelos lobos, instrução sobre organização de mochila para atividades externas, preparação de uma refeição simples, atividade espiritual e conscientização sobre a importância da reciclagem, por meio de confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Houve espaço, ainda, para a tradicional Flor Vermelha, iluminada por lampiões artesanais confeccionais pelos lobos, com supervisão dos pais, utilizando-se de potes transparentes. Os lobos demonstraram as suas habilidades artísticas nas tradicionais apresentações da Flor Vermelha.
E como não poderia deixar de ser, houve a esperada caça noturna de guloseimas à luz das lanternas. A parceria com os pais propiciou que os doces já estivesse previamente escondidos.
Na visão da Chefia da Seção a atividade teve excelente resultado na motivação dos lobos. Vários deles iniciaram na Alcateia Mowgli neste ano de 2020, sendo o primeiro acantonamento de suas vidas.
Os mais experientes lobos também demonstraram sua satisfação com o acantonamento. A participação dos pais e o apoio da diretoria do grupo escoteiro foi essencial para o sucesso da atividade.
Melhor Possível!