"Estoques baixos nos hemobancos: quem pode e como doar sangue durante a pandemia"
quinta, 02 de abril de 2020
No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), ainda é possível doar espontaneamente, mas o agendamento é recomendado. Pela internet, é possível agendar para as unidades de Curitiba e de Cascavel (https://bit.ly/2X4hEYw). Nas demais, deve ser feito por telefone.
Quem pode doar?
Além dos pré-requisitos tradicionais, restrições atingem pacientes infectados ou quem teve contato com pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, gripados e até mesmo com sintomas de resfriado:"
-Idade: ter entre 16 e 69 anos. Na rede Hemepar, por exemplo, estão impedidas doações de pessoas acima de 60 anos; -Peso: pesar mais de 50 kg; -Condições de saúde: em boas condições e alimentado; evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas; -Gripe ou resfriado: se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, deve esperar 14 dias após melhorar dos sintomas; -Covid-19: quem testou positivo para a doença, não poderá doar por um período de 90 dias, após a recuperação completa; -Contato com Covid-19: quem teve contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção pela doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas.