segunda, 20 de janeiro de 2020
A família Guimarães, que pretendia participar de seu primeiro evento escoteiro internacional, ficou diante de um problema financeiro com o desligamento do emprego de Acácio, que arrecadaria junto com a da sua esposa, o valor necessário para a realização da viagem para percorrer mais de 2.200 km da cidade onde moram (Vitória da Conquista - BA) até a cidade sede do JamCam (Foz do Iguaçu - PR).
A solução encontrada foi de realizar a venda de seus distintivos, onde mais de 90% deles foram negociados com sucesso, enquanto a esposa Cláudia tomou a iniciativa de trabalhar em outra cidade para conseguir um dinheiro extra, que acrescentaria na renda para que a viagem fosse realizada, porém o pagamento não foi efetuado e mais uma barreira os impedia de participar do acampamento. Por sorte, vários escoteiros se mobilizaram para que a família pudesse realizar o que haviam planejado, contribuindo tanto financeiramente, quanto prestando hospedagem durante a ida, nas cidades de Governador Valadares (MG), Ribeirão Preto (SP) e Cascavel (PR).
Na volta para sua cidade não foi diferente Acácio, Cláudia, João e Sofia Guimarães do Grupo Escoteiro Impisa-81BA, fizeram uma parada em Maringá - PR por volta das 21:00 e foram acolhidos na casa dos escoteiros Porto, Fátima, André e Gabriela, membros do Grupo Escoteiro Novo Horizonte-195PR. Todos estavam muito ansiosos para o encontro das duas famílias, os receberam com um jantar, compartilhando experiências escoteiras e conversas sobre acampamentos. Pela manhã, tomaram um café da manhã reforçado, se despediram e abriram as portas de suas casas para qualquer outra ocasião, mostrando como a fraternidade escoteira nos une. Sofia e Gabriela, ambas escoteiras, dizem ter sido uma ótima experiência.