segunda, 26 de agosto de 2019
Notas de um dito sábado de agosto!
Começamos caminhando, para mexer o esqueleto e assim, fomos da praça Getúlio Vargas até o Largo da Liberdade. Moleza, para nossos lobinhos já habituados a aventuras, não é? Mas não foi só isso. Brincamos, rimos, nos divertimos...
Escotismo é alegria, é magia e é cultura. Vimos, sentimos e nos comovemos com um lindo espetáculo de teatro de rua: “A pereira da Tia Miséria”. O que vimos lá? Bom... vou lhe contar um pouquinho: A fome personificou-se em uma criança nascida da miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. A Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Em um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede em troca que a sua vida não seja levada. Decide, então, viver ingenuamente procurando pelo seu filho e deseja que, somente junto dele, possa abandonar este mundo que nunca os quis. As palavras contam a história, mas nenhuma palavra consegue descrever os olhares curiosos de nosso lobinhos e a emoção diante das cenas... ahhh a beleza e agilidade do personagem cachorro, a linda pereira feita com guarda-chuvas, os atores, enormes em suas pernas de pau!
Emoção indizível, indescritível, maravilhosa! Ser lobinho também é isso: mais que ver, é vivenciar a nossa cultura, exercitar a sensibilidade, construindo através da arte um mundo mais humano. Valorizando as coisas simples que não custam dinheiro, nossa alcateia dá exemplo a nós adultos. Fica a nossa admiração ao grupo de teatro “Às de Paus”, da cidade de Londrina, pela sensacional apresentação, bem como nossa gratidão ao Sesi de Pato Branco, à UTFPR e ao Departamento da Cultura de Pato Branco, que promoveram essa linda iniciativa.
(Atividade da Alcateia Lobo Caçador – Grupo Escoteiro Coroados – 17 de agosto de 2019 – Largo da Liberdade – Pato Branco – PR)