terça, 16 de abril de 2019
Os Módulos de Aperfeiçoamento tem o intuito de viabilizar aos adultos uma oportunidade de aprendizado e discussão a respeito do método escoteiro, programa educativo entre diversos temas do movimento escoteiro. Na Regional Norte, composta por 4 distritos, foi realizado no dia 14 de abril 5 Módulos de Aperfeiçoamento divididos em 5 grupos: dirigentes, ramos pioneiros, seniores, escoteiros e lobinhos.
No módulo dirigente foi abordado a conduta dos diretores da UEL em relação a legislação e documentos necessários para a condução legal, da gestão de adultos e atividades realizadas. Nos módulos dos ramos sêniores, escoteiros e lobinhos foram abordadas as competências explanando a importância da aplicação continua e correta avaliação para que haja o desenvolvimento dos jovens visando o objetivo do movimento escoteiro. Além disso, os adultos puderam trocar experiências sobre o ciclo de programa, uma vez que é a base da estrutura para a realização das atividades das seções, permitindo que haja a boa aplicação do programa educativo e um melhor funcionamento do método escoteiro. No ramo Pioneiro o tema central da discussão foi a COMAD, Tendo um resultado muito produtivo , mais do que o esperado, pelo fato de que além da participação dos mestres, também estavam presente os próprios pioneiros.
Neste módulo realizado em Apucarana, organizado pelo Escotista Claudionor (Leão) – G.E. Dom Bosco com o apoio do Escotista Ednilson (Ed) – G.E. Guarani, teve a presença de 99 escotistas e pioneiros, 11 dirigentes e 10 instrutores vindos de 14 UEL´s divididos em 12 cidades (vide lenços em foto). Dos participantes, estavam presentes adultos com diversos níveis de experiências no movimento. Desde aqueles que participam a poucos meses, poucos anos e outros que estão a mais de décadas, evidenciando a importância da aplicação dos Módulos de Aperfeiçoamento, uma vez que introduz ao novo adulto o contato com o método escoteiro e o programa educativo:
“Eu aplicava as atividades de forma errôneas, pois eu não prestava atenção no resultado final que é o fazer do lobinho. A explicação do módulo me ajudou a entender a prática da competência” – Chefe Gisa, GE Onça Vermelha de Jaguapitã.
E atualiza o mais antigo a respeito das mudanças que ocorrem no movimento escoteiro ao longo do tempo, para atingir melhor o objetivo de construir cidadãos uteis a sociedade:
“Tem uma frase de BP que tomo como guia para minha vida: não há ensino que se compare ao exemplo”, exemplo que temos que dar aos nossos novos chefes de buscar nos qualificarmos melhor, independente da nossa experiência ou nível de formação.” Chefe Zoir – GE Campo Mourão, 45 anos de promessa.
Este foi o primeiro Módulo de Aperfeiçoamento que ocorreu no ano de 2019, mas outros virão. Fiquem atentos e não percam a oportunidade de aprender e ensinar.