Bombeiro paranaense em Brumadinho é chefe escoteiro
quarta, 06 de fevereiro de 2019
Na última semana o Governo do Paraná enviou para Brumadinho três bombeiros que atuaram nas buscas a sobreviventes e corpos. Entre eles estava o capitão Daniel Lorenzetto, comandante do GOST - Grupo de Operações de Socorro Tático e Chefe do ramo Lobinho do Grupo Escoteiro Santa Mônica 72PR.
Ele é mestre em Engenharia Florestal, com enfoque em mecânica dos solos. Possui especialização em busca e salvamento com cães, busca e resgate em estruturas colapsadas; em defesa química e em sistema de comando em incidentes.
Também passou por capacitação em busca terrestre, orientação e navegação terrestre. O capitão Daniel, junto com o tenente Luiz Henrique Vojciechovski e o sargento Guilherme Berwanger, fez um reconhecimento da dinâmica e das condições de trabalho no local, que serão importantes para futuros deslocamentos de bombeiros paranaenses que possam vir a ser convocados a atuar em Brumadinho.
Para o Chefe Daniel o que mais marcou foi a solidariedade , carinho e reconhecimento da população da cidade para com o trabalho dos bombeiros. “Voltando de uma missão encontramos no para-brisa da nossa caminhonete um bilhete com os seguintes dizeres: obrigado pela coragem e bravura. Nosso coração está com os bombeiros. Este é o maior e melhor reconhecimento que nós pudemos ter em meio a toda a tragédia que presenciamos”.