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segunda, 25 de julho de 2022
CONFIRA ELE NA ÍNTEGRA:
Boletim 1 - Informações Gerais
1. APRESENTAÇÃO
A Diretoria de Atividades Regional fica imensamente feliz em apresentar aos
Grupos e Distritos Escoteiros a programação do Acampamento Regional de
Lobinhos (ARL) carinhosamente elaborada pelos coordenadores e Equipe de
Atividades do Ramo Lobinho.
O ARL acontecerá de maneira descentralizada, ou seja, cada Unidade Escoteira
Local irá realizar o seu evento dentro em seu Distrito. Pedimos aos
Coordenadores Distritais que motivem seus distritos, não medindo esforços para
que todos os Grupos Escoteiros participem, e que cada grupo motive seus jovens
a participarem deste, que será o maior evento para os lobinhos e para muitos
deles, o maior em sua vida enquanto lobinhos.
2. TEMA
O evento terá como tema DESENHOS ANIMADOS.
3. DATA DO EVENTO
Data do Evento: Dias 17 e 18 de setembro de 2022. Caso algum Distrito não
tenha condições de realizar nesta data, a atividade poderá ser feita em outra
data desde que no mês de setembro.
Local: Será realizado por distrito. Cada um escolhe o seu local, devendo os
organizadores do evento ter um coordenador. Os Distritos escoteiros poderão se
unir e fazer do ARL um evento “interdistrital”, se assim desejarem, não
ultrapassando o limite de 300 participantes, desde que seja comunicado à
Diretoria de Atividade e haja autorização expressa dos respectivos
Coordenadores Distritais. Para o convite que os distritos se juntem deve haver a
concordância e aprovação dos respectivos Coordenadores Distritais.
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4. PROGRAMAÇÃO
A Diretoria Regional de Atividade dos Escoteiros do Paraná fornecerá aos
Coordenadores Distritais a programação necessária para execução desta
Atividade. A programação sugerida para o evento constará nas Fichas de
Atividades que serão entregues, a qual poderá ser adaptada de acordo com a
necessidade de cada Distrito. O tema DESENHOS ANIMADOS contribuirá para o
desenvolvimento da criança em todos os aspectos. Com atividades atraentes e
variadas, sendo uma experiência inesquecível para todos. A responsabilidade
pela organização e execução do ARL será dos Coordenadores Distritais,
organizando uma equipe de interesse nas Unidades Escoteiras Locais (UEL´s),
apoiados por Escotistas experientes no Ramo, Coordenadores e Supervisores
Regionais, de acordo com a sua realidade local.
5. INFRAESTRUTURA
Pensando nisto, optamos por realizar este evento por distrito com todos os
participantes acantonados ou acampados em local adequado e seguindo todos
os cuidados necessários previsto nos protocolos de segurança.
6. PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO
a) Lobinhos e Lobinhas
- Ter entre 6,5 e 11 anos de idade até a data do evento;
- Estar registrado nos Escoteiros do Brasil até a data de encerramento das
inscrições, não compreendendo membros inscritos com registro provisório, o
próprio PAXTU não permite tal inscrição;
b) Velhos Lobos
- Ter idade maior que 18 anos;
- Estar inscrito na Escoteiros do Brasil até a data do evento;
- Ter concluído o curso de proteção infantojuvenil.
c) Inscrições
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- As inscrições devem ser realizadas pelo PAXTU Administrativo ou pelo Meu
PAXTU, tanto para as crianças como para os adultos.
- Podem ser utilizados mais de um lote até a complementação final de
participação da UEL.
até 01 de setembro de 2022.
7. AUTORIZAÇÃO
A participação de membros juvenis em atividades escoteiras fora da sede está
condicionada à autorização de seus pais ou responsáveis, em documento
específico para a respectiva atividade.
8. VALOR
Por ser uma atividade descentralizada, cada Distrito definirá o valor da atividade,
em conformidade com suas necessidades e realidades, devendo nomear um
responsável financeiro que fará o gerenciamento dos recursos, o mesmo deverá
prestar contas as UEL’s participantes e prever o rateio de eventuais resultados. O
valor dos distintivos será de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) e deverá
ser adquirido por lote via PAXTU adm, ficando a cargo da região escoteira a sua
distribuição.
9. PRAZOS
Até 30 dias antes da atividade cada Coordenador Distrital deverá enviar um email com o título “ARL e Nº DO DISTRITO” para
dir.atividades@escoteirospr.org.br com cópia para gerente@escoteirospr.org.br
informando data, local, horário, valor da atividade, plano de segurança,
programação resumida e número estimado de participantes.
Após a realização da atividade, cada Distrito deverá enviar em até 10 (dez) dias
uteis um relatório com fotos do evento para dir.atividades@escoteirospr.org.br.
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10. NORMAS DO EVENTO
a. Atitudes e Comportamento: O ARL é um local de encontro, intercâmbio e
amizade, marco dos valores propostos na Lei e Promessa Escoteira. Caso não se
respeitem as normas ou instruções apresentadas pela Organização Geral, será
estabelecida a medida apropriada a ser adotada, podendo, inclusive, culminar na
exclusão do participante. No caso de exclusão, o participante responderá pelo
pagamento integral de todas as despesas decorrentes desta situação.
b. Apresentação pessoal: Conforme a Regra 44 do P.O.R., nas cerimônias oficiais
de abertura e encerramento, e sempre que solicitado pela Organização Geral,
deverá ser utilizado o uniforme ou vestuário escoteiro. Apenas em caráter
especial, as Unidades Escoteiras Locais que possuam a autorização da Diretoria
Regional poderão utilizar o vestuário alternativo, conforme a Regra 46 do P.O.R.
c. Relações interpessoais: Não são permitidas atitudes, ações ou situações que
afetem a integridade dos participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou sua
estabilidade emocional. Homens e mulheres devem manifestar respeito mútuo e
para com o coletivo ao demonstrar publicamente atitudes próprias da
intimidade.
d. Objetos de valor: Aconselhamos que nenhum objeto de alto custo
(computadores portáteis, IPods, MP3 Players etc.) sejam levados ao evento, por
questões de segurança. A organização do evento é responsável pela segurança
pessoal dos participantes no âmbito da aplicação do programa do evento, e não
se responsabilizará por nenhum prejuízo aos seus pertences pessoais, que
estarão sob sua própria guarda.
e. Danos e prejuízos patrimoniais: Os participantes ou seus responsáveis serão
responsabilizados diretamente por eventuais danos e/ou prejuízos causados por
atos ou atitudes indevidas às áreas comuns do evento, sejam estas usadas para
alojamento dos participantes ou desenvolvimento do programa. Atitudes desta
natureza são motivos para exclusão do evento.
f. Fumo: Fumar será permitido somente para adultos, em locais prédeterminados, sem a presença de menores de 18 anos nas proximidades.
g. Consumo de bebidas alcoólicas: O consumo de bebidas alcoólicas é proibido
durante todo o evento.
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h. Posse e consumo de drogas: A posse e/ou consumo de drogas é crime
previsto no Código Penal Brasileiro. Qualquer participante que seja surpreendido
com drogas, consumindo ou facilitando a outros, será excluído do evento e o
caso encaminhado imediatamente às autoridades competentes.
i. Furto ou roubo: Furto ou roubo são crimes previstos no Código Penal
Brasileiro. Qualquer participante que seja surpreendido cometendo ilícitos desta
natureza será excluído do evento e o caso encaminhado imediatamente às
autoridades competentes.
j. Armas: Portar armas de fogo sem a devida autorização expedida pelos órgãos
competentes é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Qualquer participante
que seja surpreendido portando arma de fogo ou branca será excluído do evento
e o caso encaminhado imediatamente às autoridades competentes.
k. Saídas das áreas comuns: Não está autorizada a saída dos participantes do
local do evento. Caso algum participante tenha que sair do local do evento,
avisar ao Comitê organizador do evento.
l. Visitas: Somente pessoas expressamente autorizadas pela Organização Geral
do evento poderão acessar o local.
m. Uso de imagem: Os participantes do evento cedem à União dos Escoteiros do
Brasil o direito de uso de imagens, na forma de fotografias ou filmagens
realizadas ao longo do evento, para fins de promoção do Escotismo no Brasil.
Com isso, a UEB passa a ter direito sobre o uso dessas imagens em materiais
gráficos e digitais em suas produções, seja o material destinado aos próprios
escoteiros, seja material promocional voltado à divulgação do Movimento
Escoteiro.
11. PROTEÇÃO INFANTO JUVENIL
A proteção dos nossos jovens é responsabilidade de todo e qualquer adulto
voluntário, e é fundamental que todos estejam preparados, não apenas para
evitar, mas também reconhecer e agir de forma apropriada, firme e imediata
diante de situações de abusos e maus tratos. Orientamos que todos os adultos
leiam atentamente e sigam as orientações contidas no Capítulo 15 do P.O.R. 11.
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ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
A responsabilidade pela programação e organização do ARL é da Diretoria
Regional de Atividades do Paraná, sendo que o Comitê Organizador é composto
por uma Equipe de Interesse do Ramo Lobinho. A responsabilidade pela
organização e execução do ARL será dos Coordenadores Distritais em conjunto
das Unidades Escoteiras Locais (UEL´s), apoiados por escotistas experientes no
Ramo, Coordenadores e Supervisores Regionais, de acordo com a sua realidade
local.
12. OUTROS
Os procedimentos não previstos serão decididos e analisados pela organização
do evento.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Diretoria de Atividades, através do
e-mail: dir.atividades@escoteirospr.org.br
Fiquem atentos, em breve o Boletim 2 será divulgado com a programação e
orientações complementares.
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