terça, 31 de maio de 2022
O Grupo Escoteiro São José dos Pinhais 250/PR, foi convidado pela prefeitura e Secretaria do Meio Ambiente do município, a participar de um momento marcante para o município e também para o Estado. No sábado, 28/05/22, o Rio Iguaçu recebeu, pelas mãos dos jovens do grupo, peixes nativos pelo projeto Rio Vivo e o plantio de árvores em suas margens. Foi um momento de muita alegria e satisfação, trabalhar em conjunto com essas autoridades para um bem maior à natureza é gratificante demais.
O programa Rio Vivo foi criado com o objetivo de proteger a fauna silvestre e o ambiente natural contra espécies invasoras, gerar renda aos pescadores e também garantir água em quantidade e qualidade para as gerações futuras, através do ato de repovoar rios, a espécie escolhida para isso foi o lambari que é peixe mais exigente da ictiofauna paranaense, pois exige água limpa. Embora ele seja pequeno, é o peixe mais predador do rio e se alimenta de larvas, limpando ainda mais o rio. A ação é da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), através da Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná.
O programa Rio Vivo prevê, ainda, o plantio de mudas de árvores nativas às margens dos rios e a participação das prefeituras. É durante o desenvolvimento infantil que os jovens acumulam valores e ideais que vão nortear toda a sua vida. A ação do grupo escoteiro na soltura dos peixes e no plantio das árvores, promove a educação ambiental de forma ativa e nos faz cumprir aquilo que o fundador nos ensinou "deixar o mundo melhor que o encontramos". O pouco de cada um, quando somado, pode ser a solução para salvar a natureza. Faça a sua parte, ajude na preservação do meio ambiente. A vida agradece. Crédito das fotos: Alvaro PMSJP para mais informações: http://www.sjp.pr.gov.br/sao-jose-dos-pinhais-entra-para-o-projeto-rio-vivo-do-governo-do-estado/