quinta, 10 de março de 2022
A semana para os escoteiros no oeste do paraná é de muita inspiração e alegria. A jovem escoteira Carla Cecilia Dias de Lima (ramo sênior), juntamente com Vinícius de Oliveira Franco e Giulia Moreira Demarchi , sob orientação do professor Cristian Loch Leith Rolon, desenvolveram uma impressora capaz de reproduzir documentos de texto para o formato braile.
O Braile é um sistema de escrita caracterizado por possuir pontos que, em relevo, dão indicações de leitura para pessoas que não conseguem enxergar; essas pessoas podem ler pelo tato e também escrever com o auxílio desse sistema. Uma outra curiosidade é que, este projeto em sua primeira versão (protótipo), já conquistou em 2020, o segundo lugar na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) em 2020.
Parabéns a todos os envolvidos, equipe de alunos, instituições, professores, enfim, um projeto desses só é possível seguir em frente com apoio e incentivo. Parabéns Carla, você nos deixa muito orgulhosos, e muito obrigado por ser inspiração para muitos de nós, que é possível deixar o mundo melhor do que o encontramos.
Sempre Alerta Para Servir o Melhor Possível.
Matéria Completa Disponível Em: https://www.h2foz.com.br/educacao/estudantes-de-foz-desenvolvem-impressora-em-braile/
Fotos: Eddie Machado/PTI-BR e Genivaldo Pires/GECNM