GRUPO ESCOTEIRO LAGOA DOURADA.
...primeiros passos de infinita jornada
O INÍCIO
A vontade de fundar um novo Grupo Escoteiro nasceu do anseio de corajosos pais que desejavam oportunizar a seus filhos a excelência a e continuidade da aplicação do método escoteiro de educação em suas vidas. Nossa história se inicia em meados de Junho do ano de 2011 e se confunde com a história do nosso co-irmão, o Grupo Escoteiro Princesa dos Campos, uma vez que verteu desse grande parceiro nossos primeiros chefes, William Borelli Polzl, Priscila Polzl e Alindarci Peracetta (Chefe Linda), além deles, seus respectivos filhos bem como outros jovens, também oriundos do “Princesa dos Campos”, que por sua vez trouxeram seus, outrora, “pais de apoio” Ruiter Junior, Orlando Alves, Michelly Rossi, Rosicler Alves, Maurício Marcos, William Henrique (filho da Chefe Linda), Oriana Smiguel, Peterson Franquitto, Fernanda Franquitto, Keyla Franquitto, e Josney Fraquitto para somar na linha de frente da chefia na nova empreitada.
NOME DO GRUPO
Em 22 de Junho de 2011, numa das várias reuniões, ainda informais, na casa da Chefe Priscilla, foi dado início a votação para a escolha do nome para o novo Grupo, naquele mesmo dia foi eleito por unanimidade o nome proposto pela então Chefe Thais Cunha. Começaria ali a se formar a identidade do Grupo Escoteiro Lagoa Dourada. Uma curiosidade interessante a ser lembrada foi a de que a Chefe Thais pensou nesse nome, Lagoa Dourada, em virtude do relativo sucesso da música “Vou nadar na Lagoa Dourada” da banda pontagrossense Mandau, da qual fazia parte seu esposo Fabrício Cunha.
CORES DO GRUPO
Amarelo em homenagem ao Sol, fonte de vida para todos os seres do nosso planeta, com duas listras paralelas, a externa na cor verde representando a grandeza da nossa flora e a interna na cor dourada, que tem duplo significado, o primeiro em homenagem a Lagoa Dourada, que brinda os Campos Gerais com um dos mais belos pontos turísticos do Brasil, e o segundo; simbolizando a riqueza que é fazer parte da fraternidade escoteira mundial. Com esse fundamento foi votado e decido por unanimidade as cores que selariam mais uma importante etapa na história do querido Grupo Escoteiro Lagoa Dourada.
SIMBOLO DO GRUPO
A escolha do símbolo do Grupo Escoteiro Lagoa Dourada foi tratada numa votação via e-mail entre os futuros chefes escoteiros. Após a elaboração de alguns esboços, a design e artista plástica Nessandra Cordeiro, irmã do Chefe Ruiter, gentilmente criou o que viria a ser o nosso maior orgulho, o Símbolo Oficial do Grupo Escoteiro Lagoa Dourada.
UM LOCAL PARA SEDE
Durante os meses de junho e Julho de 2011 foi criada entre os adultos uma força tarefa para localizar uma sede, mesmo que temporária, para o desenvolvimento das atividades; na época foram visitados vários locais, dentro os quais destacamos o UCA (União Campo Alegre); Sede do Verbo Divino e o Rancho Dallas, em nenhum dos locais citados foi possível concretizar o anseio do Grupo. Semanas mais tarde, por indicação de Virginia Ostroski, mãe da então lobinha Isadora Cordeiro, foi possível entrar em contato com o Sr Epaminondas Xavier de Barros, responsável pela sede da Guarda Mirim, que por sua vez nos brindou com a seção de todo espaço da Instituição para a aplicação de nossas atividades.
PRIMEIRO “ACAMPAMENTO”
Em 13 de agosto de 2011, os futuros escotistas e escoteiros se aventuraram no que chamaram de “primeiro acampamento GELADO”, que embora informal por não deterem a devida autorização para fazer uso do nome Grupo Escoteiro Lagoa Dourada, foi muito marcante pois ali estavam os responsáveis por tudo que estaria por vir na linha do tempo desse Grupo que já nasceu forte. Embora informal, durante o acampamento foram realizadas atividades típicas de um acampamento escoteiro, fizeram “fogo de conselho” com direito a churrasquinho de marshmallows, esquetes, minuto do chefe e tudo que um bom acampamento escoteiro deve ter. Esse acampamento ocorreu em uma chácara, cedida pelo proprietário, graças a solicitação do futuro chefe Orlando; compareceram na ocasião cerca de 30 pessoas entre crianças, jovens e adultos.
PRIMEIRA ATIVIDADE
Com todos os ingredientes na mesa, estava na hora de botar a “mão na massa”, e foi assim, após os trâmites legais para formalização do Grupo junto a U.E.B, que em 1º de Outubro de 2011 (ainda com autorização provisória de funcionamento) na Sede da Guarda Mirim Tenente Antonio João, cedida sem ônus e com muita afeição pelo senhor Epaminondas Xavier de Barros, o Grupo Escoteiro Lagoa Dourada desenvolveu a primeira atividade de sua história. Foi uma tarde mágica para as pouco mais de vinte pessoas (entre jovens e adultos) presentes, pois todos tinham consciência que aquele era um pequeno passo na trajetória infinita do Grupo Escoteiro Lagoa Dourada rumo ao desenvolvimento de jovens e consequentemente da sociedade.
A partir daí o grupo não parou mais de crescer em número de participantes como em ações em prol de um mundo melhor.
HOJE EM DIA...
Atualmente, o GELADO, como ficou popularmente conhecido, caminha para seu sétimo aniversário, contando com 85 jovens, entre 6,5 e 21 anos, além de contar com 29 adultos entre chefes, dirigentes e o Clube Flor de Lis, já é o maior Grupo Escoteiro dos Campos Gerais. O grupo possui uma agenda anual intensa, agenda esta que conta com algumas atividades em parceria com outros movimentos organizados da sociedade como por exemplo a EXPO&FLOR e o programa TIBAGI VIVO (limpeza do Rio Tibagi), ambos em parceria com o Rotary.
Além de muitos outros eventos que fazem parte do calendário anual dos Escoteiros do Brasil, todos voltados a desenvolver as crianças e jovens que fazem parte do movimento, em cidadãos melhores.