ed. 54 - Novembro / 2017

NOSSO TELHADO DE NATAL! O Natal está chegando, o ano letivo terminando. Na escola de Chehenguene, na cidade de Inhambane - Moçambique a mesma coisa acontece. No entanto este ano está sendo um pouco diferente do normal: devido a um ciclone em fevereiro, as mais de 700 crianças que estudam na escola passaram inverno e verão tendo aulas a céu aberto, sob sol e chuva. Ao perguntarmos para elas o que queriam de natal, nos pediram um único presente: um telhado novo para a escola.
Temos um Chefe Escoteiro do Paraná em Moçambique, o qual foi procurado para ajudar a realizar o pedido dessas crianças.
Por isso, a Sociedade da Capulana está lançando a campanha "Nosso telhado de Natal". Vamos ajudar, para que este Natal em Chehenguene seja muito mais feliz!

Contribua!

** MARATONA DE CURITIBA ** Nossa Cidade, Nossa Maratona

INFORMAÇÕES ÚTEIS E IMPORTANTES SOBRE O EVENTO NO LINK

*** Lobo, Lobo, Lobooooo *** Demorou mas saiu o Vídeo mais aguardado do ano: Festival de Canções Lobinhos 2017. Ser lobinho, é pura diversão

Curta e compartilhe!

"Fundado em 15 de novembro de 1993 durante o Acamgrupo do Grupo São Luiz de Gonzaga – 8º PR, o Clube da Flor de Liz comemorou 24 anos de criação nos dias 11 e 12 de novembro, com uma excursão ao Parque Estadual do Guartelá em Tibagi e Museu Histórico e Parque das Águas da colonização holandesa em Carambeí. O Clube da Flor de Liz é uma Seção de apoio ao Grupo Escoteiro e é formado por pais, simpatizantes, escotistas e dirigentes."

É com muita alegria que o Grupo Escoteiro União Juventus convida para o Jantar de comemoração dos 30 anos de fundação do grupo!

Comemoração dos 60 Anos do Grupo Escoteiro Monte Alegre - GEMA- 45/PR , na cidade de Telêmaco Borba.
Muitos amigos fazendo parte dessa bonita festa.Muitos reencontros em uma noite muito especial! Parabéns ao GEMA!

Confira!

Prezados irmãos e irmãs de ideal,

Texto nº. 4 de John Thurman

Richard Francis Thurman (1911 – 1985), mais conhecido como John Thurman, foi o Chefe de Campo de Gilwell Park de 1943 a 1969. Com o falecimento de BP em 1941, assumiu o papel de maior liderança escoteira mundial, visitando dezenas de países, ministrando cursos de formação, proferindo palestras e unificando associações. É creditado a ele a grande expansão do escotismo no pós-guerra. Seu maior legado foi a descentralização do movimento escoteiro e o fortalecimento das associações nacionais. Esteve várias vezes no Brasil, sendo a primeira em 1944, depois em 1960 dirigindo o TTT – Training The Team (Curso de Formadores) e a última em 1984 por ocasião da Conferência Escoteira Interamericana em Curitiba-PR.

Autor de 15 livros e colunista nas revistas “The Scout” e “The Scouter”, Thurman publicou em 1957 um texto intitulado “Os 7 perigos”. Publicaremos aqui na Gazeta Escoteira 1 texto por mês. Vale a pena a leitura e a reflexão. Tradução de José Gomes Cavaco.

4º Perigo: Seriedade Demasiada. O Escotismo é algo sério, contudo, uma das grandes coisas é a alegria de participar dele, isso tanto para os dirigentes como para os rapazes. Em alguns países, há o perigo de se pensar em termos educacionais ou psicológicos e, enquanto fazemos isso, perdemos muito da nossa condição de “amadores”. E vocês todos sabem que como amadores somos bons, mas como profissionais somos péssimos. Somos uma parte complementar na vida do rapaz; complementar na escola, dos pais, da igreja, e, mais tarde, do trabalho.


Sempre Alerta!

Irineu Muniz de Resende Neto,
Diretor Presidente UEB/PR

Aconteceu uma atividade legal no seu grupo? Manda pra gente!

Para divulgar o evento do seu Grupo Escoteiro, nos canais oficiais da Região do Paraná, envie um e-mail com todos os dados do evento, e o banner de divulgação para comunicacao@escoteirospr.org.br


O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo! E com certeza você tem algumas idéias novas, conta pra gente!

Envie suas sugestões para o Escritório Regional, pelo e-mail sugestoes@escoteirospr.org.br

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
REGIÃO DO PARANÁ

Rua Ermelino de Leão, 492
CEP 80410-230 - Curitiba - PR
(41) 3323-1031