ed. 36 - Junho / 2017

No último final de semana teve o Arraiá do Gemim. Agora é a vez do Grupo Escoteiro Universitário pendurar as bandeirinhas e dançar quadrilha

Escoteiros em QAP! Conheça mais do Dia de divulgação do Radioescotismo em radioescotismo.com.br

Habemus Youtubers! Parabéns, galera! Estamos ansiosos pra ver esses vídeos!

Clique para os conhecer!

Assine o abaixo-assinado e ajude nossos irmãos do GE Gralha Azul!

Saiba mais pelo link

Teve Desafio Sênior em Ponta Grossa e a galera mostrou ter muita garra! Valeu, Ramo Sênior!

Confira as fotos!

E mais grupos participaram do projeto EducAção Escoteira no mês passado! Parabéns, GEs São Félix, Shirley Catarina e Takashi Maruo!

Confira as fotos dessa linda atividade!

Mais um Encontro de GEs aconteceu em Curitiba com alegria e entusiasmo! Dessa vez, no GE São Gaspar Bertoni.

Assista!

Teve Curso Preliminar na Região Oeste – Foz do Iguaçu! Valeu, galera!

Veja e marque a galera nas fotos!

Caros irmãos e irmãs de ideal

Nas visitas que fiz aos grupos escoteiros de todo o estado, acompanhei exemplos grandiosos de dedicação, responsabilidade e amor ao próximo. Grupos de todos os tamanhos, com toda a sorte de facilidades ou dificuldades, conseguem, com competência e criatividade, o desenvolvimento de um ótimo trabalho em parceria com as famílias e um grande ganho educacional para os jovens. São grupos que praticam um bom Escotismo, que são bem administrados e que lançam bases sólidas para a vida do grupo no médio e longo prazo.

Por outro lado, me preocupa uma minoria de grupos que não consegue manter em seus quadros a maior parte de seus jovens e adultos, numa rotatividade alta e desenfreada gerada pela insatisfação dos jovens pela baixa qualidade das atividades escoteiras, bem como dos adultos que não sentem confiança na condução do grupo e dos benefícios gerados aos seus filhos.

Geralmente, estes grupos são formados por uma diretoria pequena, que não conta com um processo deliberativo eficiente, conduzidas através de reuniões formais e planejamento. Nestes casos, as decisões de médio e longo prazo nunca alcançam a satisfação dos associados e não são raros os casos de decisões do dia a dia serem tomadas de forma autocrática e impositiva. O resultado deste processo é a baixa qualidade do Escotismo praticado, ineficiência administrativa e a tão famigerada evasão, que cria uma legião de pessoas descontentes com o movimento.

Na maior parte dos casos, os dirigentes destes grupos são pessoas de boa vontade, mas despreparadas. Sem uma formação escoteira adequada, estes dirigentes acreditam que as causas do insucesso do grupo, estão em outros fatores como: vizinhança, shopping, falta de comprometimento “dos outros”, internet e muito mais. Não conseguem ver que outros grupos com bom efetivo e baixa evasão possuem reuniões democráticas e periódicas, planejamento de grupo, grande volume de adultos nos cursos de formação e muita satisfação de jovens e adultos.

Com uma equipe de voluntários adultos capacitados, temos a aplicação correta do Método Escoteiro, com matilhas e patrulhas completas, que realizam atividades com muita emoção e alegria. Os jovens contentes com seu grupo trazem seus melhores amigos para fazer parte do Escotismo e o efetivo aumenta. Os pais satisfeitos com a colaboração educacional que o Escotismo proporciona convidam seus vizinhos, colegas de trabalho e parentes para inscreverem seus filhos no grupo, formando o que alguns autores de administração chamam de “roda do triunfo”. Clientes bem atendidos e satisfeitos são propagandistas empolgados para trazer novos clientes. Mais famílias, mais gente ajudando, mais recursos financeiros, um ambiente fraterno e harmônico funcionando como uma verdadeira unidade familiar. A única preocupação passa a ser a de manter esta política de sucesso sempre em atividade.

A Região do Paraná vem trabalhando para suprir todos os grupos escoteiros com as ferramentas para proporcionar Escotismo de qualidade ao maior número de jovens paranaenses através de uma diretoria e distritos voltados ao atendimento dos grupos, um corpo profissional treinado e atuante, um esquema de formação eficiente e focado no aprendizado. A satisfação do Jovem é a nossa satisfação. Atender bem a todos os associados e grupos escoteiros é nosso compromisso.

Desejo um final de semana de excelentes atividades escoteiras.

Sempre Alerta para Servir!
Irineu Muniz de Resende Neto

Aconteceu uma atividade legal no seu grupo? Manda pra gente!

Para divulgar o evento do seu Grupo Escoteiro, nos canais oficiais da Região do Paraná, envie um e-mail com todos os dados do evento, e o banner de divulgação para comunicacao@escoteirospr.org.br

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
REGIÃO DO PARANÁ

Rua Ermelino de Leão, 492
CEP 80410-230 - Curitiba - PR
(41) 3323-1031